Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais: escola, currículo e didática

08/02/2024

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: FE 190 - Seminário I: Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais: escola, currículo e didática

 

PROFESSORES NO PPGE UNICAMP: 

  • Prof. Dr. José Claudinei Lombardi
  • Prof. Dr. Régis H. Silva
  • Profa. Dra. Mara Regina Martins Jacomeli

 

DIA e HORÁRIO: quintas-feira - 9h00 às 12h00, conforme calendário

 

A DISCIPLINA SERÁ INTERINSTITUCIONAL:

 

INSTITUIÇÕES / PROGRAMAS que oferecerão como DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO:

  1. PPGE UNICAMP - Profs. José Claudinei Lombardi, Mara Regina M. Jacomeli e Prof Régis H Silva
  2. PPGE UFOPA - Prof. Anselmo A. Colares e Profa. Lilia I. Colares
  3. UENP  - Profa. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
  4. UFPB - Jorge F. Hermida (Tom)
  5. UNIR - Profa. Marilsa Miranda de Souza
  6. UFES - Prof.  Rodrigo S. Molina
  7. UECE - Prof Frederico Jorge Ferreira Costa (UECE)

 

INSTITUIÇÕES / CURSOS DE EXTENSÃO

  1. UNIRIO - Profs. Rosimeri Silva Pereira e Dalton José Alves (INSCRIÇÕES ABERTAS até 14/03/2024)https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEY2HFajYfIyN4MurkzL9WrrrCA5AlQr-o82dKg42jrprMiQ/viewform
  2. UFSM - Kairós -  Profa. Liliana Soares Ferreira
  3. UFSCar Sorocaba - Profa. Luciana Coutinho; Prof. Marcos Francisco Martins; Prof. Maria Cristina dos Santos (INSCRIÇÕES ABERTAS até 14/03/2024)https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdU192zPZH0SEouGs6n1ZtNKn1yoxyuE8CHLS9AeFgMruoz7g/viewform?usp=sf_link - phcufscarsorocaba@gmail.com
  4. IFC - Camboriú e Concórdia - Prof. Solange Zotti (INSCRIÇÕES ABERTAS até 10/03/2024)https://forms.gle/vPp3PRpDjqkwu7Y7A ifc.phc2022@gmail.com
  5. UFAL - Rede LEPEL - Prof. Celi Taffarel / Joelma Albuquerque
  6. UnB - Prof. Raquel A. Moraes
  7. Unesp Bauru - Profa. Célia Regina da Silva - https://www.even3.com.br/curso-pedagogia-historico-critica-e-ensino-fundamental-anos-iniciais-escola-curriculo-e-didatica-427579
  8. UFC - Pof. Clarice Zientarski
  9. UNIOESTE - Foz do Iguaçu - Profa. Julia Malanchen
  10. UECE - Prof. Frederico Jorge Ferreira Costa (UECE)
  11. UFT - Miracema do Tocantins - Prof. Márcio de Carvalho (INSCRIÇÕES ABERTAS até 14/03/2024)https://forms.gle/FgDnGqLU8qMDDDLr8 phc.uft@gmail.com
  12. UDESC - Profa. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
  13. UESB - Museu Pedagógico - Profa. Marta Loula

 

1.    Ementa:

Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais, com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos alunos do ensino fundamental, uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo).

 

2. Objetivos

2.1. Caracterizar a pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética fundamental para o ensino fundamental - anos iniciais;

2.2. Destacar os fundamentos filosóficos, históricos, psicológicos e didático-pedagógicos a partir dos quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas da atividade educativa na escola de ensino fundamental - anos iniciais;

2.3. Realizar um estudo teórico e prático da concepção de ciência, de currículo e didática, na perspectiva marxiana de articulação dialética entre conteúdo e forma voltada para a escola de ensino fundamental - anos iniciais;

2.4. Examinar as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a implementação de uma perspectiva histórico-crítica de escola, conteúdo curricular e didática no âmbito do ensino fundamental - anos iniciais.

 

3. Forma de trabalho:

Todo o desenvolvimento da disciplina combinará aulas à distância (transmitidas pelo Canal do Histedbr no Youtube), seguidas de debates, com questões para o debate encaminhadas pelos participantes através do chat do canal.

Para as disciplinas dos programas de pós-graduação, conforme cronograma,  serão realizados encontros presenciais (ou virtuais pelo Google Meet) para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso.

 

4. Avaliação:

Para a disciplina de pós-graduação, a avaliação será realizada pela entrega de um trabalho escrito de final de curso (individual), fazendo uma síntese própria dos estudos realizados ao longo do semestre - OU - a produção de um artigo sobre um dos pontos do programa, com o objetivo de publicação de uma coletânea sobre o tema da disciplina.

Para os cursos de extensão: a avaliação será realizada conforme estabelecido por cada Instituição Universitária que ofertará o curso.

 

5. Conteúdo programático e cronograma

Título: Seminário I: Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais: escola, currículo e didática

Disponível no link cutt.ly/cursoPHC2024