Artigos

 

 

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO,

Marisa Bittar

 

INTELIGÊNCIA, CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY

Mariclaudia Aparecida Abreu e Carlos Herold Junior

 

A PRIVATIZAÇÃO POR OMISSÃO: A PARTICIPAÇÃO DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO DE JANEIRO EM 2006 NA COMPARAÇÃO COM AS REDES PRIVADAS

Nicholas Davies

 

MOVIMENTO DE PROFESSORES E TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA EM MATO GROSSO DO SUL (1979-1985)

Amarilio Ferreira Jr.

 

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: AVANÇOS, RETROCESSOS E DESAFIOS DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL

Jaqueline Delgado Paschoal e Maria Cristina Gomes Machado

 

SER PROFESSOR NA METRÓPOLE - DO SEU PAPEL POLÍTICO E SOCIAL

Carlos Bauer

 

A IMIGRAÇÃO ITALIANA NA CIDADE DE SOROCABA E A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

Jefferson Carriello do Carmo e Wilson Sandano

 

A ESCOLA NORMAL E A FORMAÇÃO DA ELITE INTELECTUAL DA CIDADE DE SÃO CARLOS (1911-1930)

Belissa do Pinho Jambersi e Alessandra Arce

 

A EDUCAÇÃO ANARQUISTA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTATAL BRASILEIRA: O ENCONTRO DE DOIS PARADIGMAS

Juliana Guedes dos Santos Marconi e Luiz Bezerra Neto

 

FOLHETOS DE CORDEL, UMA PRÁTICA EDUCATIVA QUE MOTIVA DIÁLOGOS INTERCULTURAIS

Patrícia Cristina de Aragão Araújo

 

O CONHECIMENTO HISTÓRICO VULGARIZADO: A ‘DITADURA’ DO MANUAL DIDÁTICO

Carla Villamaina Centeno

 

REVERÊNCIA À VIDA TERRENA E POST-MORTEM (CAICÓ-RN, SÉCULO XIX)

Marta Maria de Araújo, Franselma Fernandes de Figueiredo e Olívia Morais de Medeiros Neta

 

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O QUE OS PROFESSORES E OS ALUNOS APRENDERAM NA ESCOLA PÚBLICA?

Marcos Francisco Martins

 

GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE: ASPECTOS SOCIOINSTITUCIONAIS E PSICOSSOCIAIS DOS PROCESSOS DE SAÚDE-DOENÇA

Eduardo Pinto e Silva e Roberto Heloani

 

HELENA ANTIPOFF E A EDUCAÇÃO DOS ‘EXCEPCIONAIS’: UMA ANÁLISE DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

Roseli Esquerdo Lopes e Heulália Charalo Rafante

LAS INSTITUCIONES DESDE LA MODERNIDAD KEYNESIANA Y EL NEOLIBERALISMO APUNTES PARA UNA REFLEXIÓN SOBRE LA (LAS) ARTICULACIONES ENTRE LO SOCIAL Y LO SUBJETIVO DESDE LA FIGURA DE CIUDADANIA

Alejandro Klein e Rita de Cássia da Silva Oliveira

 

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, mar.2009 - ISSN: 1676-2584