Normas

 

REVISTA HISTEDBR ON-LINE

A Revista HISTEDBR On-Line é uma publicação eletrônica do Grupo de Estudos e Pesquisas  “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR, sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP. Com periodicidade trimestral, está cadastrado no IBICT com número de ISSN: 1676-2584.

A revista publica artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos e resenhas na área de história da educação.

Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

 

Encaminhamento de texto:

Os textos podem ser encaminhados à Secretaria do HISTEDBR através do e-mail: revista_histedbr@yahoo.com.br

         Todos os textos serão submetidos ao Conselho Editorial da Revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas. Na análise para a aceitação de um texto serão observados os seguintes critérios:

-          adequação ao escopo da revista;

-          qualidade científica; 

-          cumprimento das presentes Normas para Publicação.

 

 

ESTRUTURA da REVISTA e ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO:

 

ARTIGO

 A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à história da educação, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

         O artigo deve ter a extensão mínima de 10 páginas e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas e as notas. Pode ter no máximo cinco autores. Deve conter titulo, nome(s) do(s) autor(es), nome  da instituição, email(s) do(s) autor(es), resumo, palavras-chave, title, abstract e key-words. Quaisquer informações adicionais sobre o artigo e/ou autor(es) devem ser incluídas como notas de fim.  O resumo e o abstract devem ter, cada um, até 15 linhas.

 

Exemplo:

 

 

 

Para a digitação do texto, utilizar o Word for Windows com a seguinte configuração:

Fonte: "Times New Roman"

Tamanho da fonte:

- do texto: 12 

- do título do artigo: 12 em caixa alta e negrito

- da autoria do artigo e nome  da instituição: 12 em caixa baixa e negrito

- da nota de rodapé: 10

- utilizada em título e fonte bibliográfica de ilustrações: 10

- para citações longas: 11

Tamanho de folha: A4

Margens: superior: 3,0 cm         Inferior: 2,5 cm           

             Esquerda: 3,0 cm         Direita:  2,5 cm 

alinhamento do texto: Justificado

Espaços entre as linhas: 1 (simples)

Recuo de início de parágrafo: 1,25 cm

Recuo de citação longa: 4 cm

Notas devem ser colocadas no fim do texto.

 

As notas e as citações devem ser apresentadas conforme a NBR 10520.

As referências bibliográficas devem estar de acordo com NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências – Elaboração. Deve ser utilizado o sistema alfabético para as referências, que serão reunidas no final do artigo.

         O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista do HISTEDBR. A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas. Também, não há nenhuma remuneração pelos trabalhos.

         Os textos poderão ser apresentados com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas.

         A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos.

As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor.

Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (reparagrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).

 

RESENHA

A resenha deve estar acompanhada de referência bibliográfica do livro resenhado, nome do autor da resenha e nome da instituição. Pode ser dado um título à resenha.  A resenha deve ter extensão mínima de 3 páginas e máxima de 5 páginas.

Exemplo:

Text Box: Resenha do livro:
SCHAFF, A.. A Sociedade Informática: as conseqüências sociais na segunda revolução industrial. Tradução de Carlos Eduardo Jordão Machado e Luiz Arturo Obojes. 
4ª edição. São Paulo: Editora da UNESP: Brasiliense, 1995.
 Resenha por Ana Paula Seco
Universidade de Campinas - UNICAMP 
As novas tecnologias e os processos educativos e de qualificação humana

 

 

 

 

 

 

 

 


 

RESUMO

O resumo de tese ou dissertação deve acompanhar título, nome do autor, nome do orientador (opcional), nome da instituição, ano de defesa e a expressão: “Resumo de Tese de Doutorado” ou “Resumo de dissertação de Mestrado”. A extensão do resumo deve ter uma página (de 300 a 500 palavras).

         Exemplo:

DOCUMENTO

Nessa seção são divulgados textos, bem como documentos (leis, pareceres, normalizações), emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a área educacional.

O documento deve acompanhar título, ano e fonte do documento, nome do apresentador e uma breve apresentação do documento, com extensão máxima de 3 páginas.

 

IMAGENS

Essa seção apresenta o registro de imagens de eventos promovidos pelo HISTEDBR.

As imagens devem acompanhar legenda, ano e indicação da fonte, nome do apresentador e uma breve apresentação das imagens, com extensão máxima de 3 páginas.  As imagens devem estar dimensionadas para a WEB.

 

 

 

 

 

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, mar.2009 - ISSN: 1676-2584