AULA 11 Formação inicial e continuada de professores para o ensino Fundamental, anos iniciais: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica


Mediadora:

Rosimeri da Silva Pereira ( UNIRIO)

 

Palestrantes:

Janaina Fernanda Gasparoto Fusco (Secretaria Municipal da Educação de Bauru / UNESP-Bauru)

José Ricardo Andrade Ferreira - Instituto de Educação Carmela Dutra (SEEDUC-RJ)

Luciana Coutinho (Ufscar - Sorocaba)

 

Leituras sugeridas:

SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50. Disponível em: < D_SAVIANI (usp.br) >.

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Revista Educação. Santa Maria, v. 30, n. 02, 2005, p. 11-26. Disponível em: < Vista do <b> História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos</b> (ufsm.br) >.

 

Bibliografia complementar:

GALVÃO, Ana Carolina (org.). Estudos de Pedagogia Histórico-Crítica: formulações sobre ensino, currículo e prática pedagógica. Vitória: EDUFES; Rio de Janeiro: MC&C, 2022 (p.118 a 152). https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/12129/1/Livro_30_Estudos-de-Pedagogia_ebook_final-MENU.pdf

GASPARIN, João Luiz; SANTOS, Nilva de Oliveira Brito dos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA. Curitiba, X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA - PDF Free Download (docplayer.com.br)

MASSUCATO, J. C.; AKAMINE, A. A.; AZEVEDO, H. H. O. de. Formação inicial de professores na perspectiva histórico-crítica: por quê? Para quê? Para quem? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 130–144, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640076. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640076. Acesso em: 14 dez. 2023.

MEDEIROS, Dalva Helena; SOUZA, Osmar Martins de. MARX E ENGELS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÂO DO EDUCADOR. Vista do Marx e Engels: a importância da leitura dos clássicos na formação do educador (ufba.br)

THALHEIMER, August. INTRODUÇÃO AO MATERIALISMO DIALÉTICO: FUNDAMENTOS DA TEORIA MARXISTA. Baseado na tradução de Luiz Monteiro, Livraria Cultura Brasileira, coleção Cultura Política e Economia. Empresa Gráfica, São Paulo, 1934. Introducao-ao-Materialismo-Dialetico.pdf (marxists.org)